Taumatrópios Imprimíveis | O que é e como fazer

Você sabe o que é um taumatrópio?

Não?! Vou te explicar resumidamente…

 

O taumatrópio é um brinquedo vintage muito interessante. Ele cria uma ilusão de ótica através da sobreposição de duas imagens que, ao serem rotacionadas, nos dão a impressão de serem somente uma.

Explicando assim parece não ter muita graça. Mas imagina a pegadinha que nossa visão nos prega quando de imagens bem distintas a gente vai montando mentalmente uma história. É…

Atribui-se a sua invenção ao médico e físico inglês John Ayron. Dizem que ele queria demonstrar um fenômeno ótico chamado “Persistencia Retiniana”, traduzindo quer dizer ~ Nossos olhos retêm a imagem por alguns segundos ~ Enquanto uma imagem está chegando, a outra ainda está no nosso cérebro, dando a falsa impressão de movimento.

Então, como fazer?

Abaixo eu coloquei um infográfico para quem gostou da ideia e quer levar um Taumatrópio pra casa. Se quiser baixar o infográfico em alta resolução CLICA AQUI

taumatropio_infografico_site

 

As possibilidades são infinitas!

O interessante deste brinquedo é que estimula o pensamento e a criatividade. Os conceitos não vão prontos, você tem que parar para tentar entender. E o mais legal…tão simples não é? As ideias mais geniais são sempre as mais simples, no meu ponto de vista.

Imprimíveis paraINHOs gratuitos

Eu sempre fui muito fascinada por brinquedos óticos e de raciocínio, então naturalmente já tem uns paraINHOs neste formato aí.

Abaixo coloco alguns taumatrópios | paraINHOs para quem quer levar pra casa ou presentear alguma pessoa querida.

Ah, já avisando de antemão: haverão mais! 😉

Como você faz:

Só escolher o taumatrópio, depois CLICAR AQUI, e você será redirecionado para o download do imprimível. É sem simples! No arquivo que você irá receber tem os dois desenhos separados, já prontos para impressão, ai é só recortar, colocar o barbante e girar.

Uma dica pra presente:

<< imprimir, recortar, colocar as duas imagens numa caixa ou sacola, juntamente com dois pedaços de barbantes e o infográfico aqui de cima >>

Espero que se sintam provocados. 😉

Até breve.

 

 





Comentários | Facebook